O Parque Villa-Lobos, localizado na região de Alto de Pinheiros, é um dos principais espaços de lazer, cultura e esporte da cidade de São Paulo. Com uma área de 732 mil metros quadrados, o parque possui uma rica história de transformação: antes de 1989, era um terreno degradado com depósitos de lixo e entulho. A partir desse ano, começou a ser revitalizado, passando por uma série de intervenções que deram origem a um verdadeiro oásis urbano.
Inaugurado com a proposta de ser uma "cidade da música", o projeto original previa diversas atrações culturais, como auditórios, teatros e escolas de música e balé. Hoje, o parque preserva sua essência cultural com o "Ouvillas", onde os visitantes podem relaxar ao som das obras de Heitor Villa-Lobos. O espaço também inclui trilhas para caminhada, ciclovias, quadras esportivas, parquinhos, além de projetos como o "Vai pela Sombra" e o "Circuito das Árvores", que proporcionam contato direto com a natureza.
Sob a administração da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo desde 2004, o Parque Villa-Lobos passou por diversas melhorias e expansões, incluindo o plantio de mais de 37 mil árvores. Conectado ao Parque Cândido Portinari, o complexo verde oferece uma área total de mais de 850 mil metros quadrados para a prática de esportes, lazer e convivência.
Aberto todos os dias, das 5h30 às 20h, o Parque Villa-Lobos é acessível pela estação Villa-Lobos-Jaguaré da CPTM e pela Avenida Queiroz Filho. Um verdadeiro refúgio para os paulistanos, o parque é ideal para quem busca relaxar, se exercitar ou simplesmente apreciar um pedaço da natureza em meio à metrópole.
Avenida Queiroz Filho, 1365 - Vila Hamburguesa - São Paulo - SP
PCD - Lei Federal 12.933/2013
PCD - Pessoas com Deficiência (PCD) e/ou Portadores de Necessidades Especiais (PNE) (Lei Federal 12.933/2013):
Possuem o benefício da meia-entrada o portador com deficiência (PCD) e/ou portadores de necessidades especiais e o seu acompanhante. Para a compra, retirada e acesso ao evento, é obrigatório apresentar o documento de PCD ou laudo médico e o Documento de Identidade original (RG) ou cópia autenticada, (o acompanhante poderá adquirir os dois ingressos, desde que o mesmo esteja com todos comprovantes em mãos). Caso não seja comprovado o direito a meia-entrada tipo (PCD) o evento/organizador poderá cobrar a diferença do preço da inteira do lote vigente no acesso ao evento.